Afim de controlar a geração de vapor de qualidade com alto rendimento energético a CSB Automação desenvolve projetos para automação de caldeira utilizando técnologia de ponta em cada etapa do projeto, desde a instrumentação até o desenvolvimento do sistema de controle. Existem quatro modalidades de automação, cada uma com um nível de controle mais apurado, garantindo um melhor desempenho do equipamento como um todo.

Controle On-Off

Consiste em um sistema que apenas contempla a partida dos motores e dispositivos da caldeira e possui apenas intertravamentos de segurança do equipamento e dos operadores. As principais características desse sistema são o baixo custo de aquisição e simplicidade na manutenção.

 

Controle através de Controlador Dedicado.

Além da partida dos motores e dispositivos contempla também os controles de pressão da fornalha, nível do balão e pressão de vapor gerando economia de energia elétrica e e melhora no consumo de combustível.

 

Controle através de CLP  e IHM

Junto aos benefícios da opção anterior este sistema de controle com interface gráfica de alta confiabilidade permite analise gráfica dos controles, fazendo com que os ajustes sejam extremamente precisos e o monitoramento das variáveis simplificado. A partir deste nível de automação é disponibilizada redundância na operação, sendo uma opção através da IHM em modo remoto e outra é a operação diretamente na porta do painel em modo local. Em modo remoto é possível limitar acesso as funções de ajuste através de senhas de operação, manutenção e administração.

 

Controle com CLP e Sistema SCADA

Nível mais elevado de automação, esta aplicação proporciona grande precisão nos ajustes através da analise gráfica dos controles além de histórico de alarmes, eventos e variáveis gráficas, emissão de relatórios para analise, coleta e armazenamento de dados que podem ser disponibilizados para sistemas ERP existentes ou futuros, consumo de vapor e consumo de combustível. Pode ser disponibilizados sistemas de redundância de alta disponibilidade, redundância através de operação com IHM ou ainda com comando elétrico diretamente no painel de operação.